Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Prefeitura faz campanha inédita contra o abandono

Data da notícia: 2024-03-15 17:23:48
Foto: Assessoria/Divulgação
A iniciativa é mais uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

Com a campanha “Ji-Paraná contra o abandono”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba), tomou a iniciativa de promover a conscientização da população. O projeto lançado, na segunda-feira (11), em frente ao Supermercado Jeedá, é uma ação contínua que tem o objetivo de diminuir o número de cachorros e gatos nas ruas da cidade.

Para a secretária da Sempba, Vanda Basso, é necessário a compreensão de que os animais precisam de amor e carinho como as pessoas. Ela reforçou que é necessário entender que cachorros, gatos e demais animais não são brinquedos. Eles sentem dor, fome, sede e medo.

A Sempba foi instituída na gestão do prefeito Isaú Fonseca (MDB), em janeiro de 2023, com foco na defesa dos direitos, promoção do cuidado responsável e na preservação do bem-estar dos animais. Uma das principais atividades da pasta é o serviço de castração, que visa controlar a superpopulação de animais nas ruas e diminuir drasticamente os casos de abandono.

“A castração não contribui apenas para o controle populacional, mas também traz benefícios à saúde dos animais e da população, prevenindo doenças e evitando os acidentes no trânsito”, salientou a secretária.

Nas últimas semanas, representantes políticos de Porto Velho, Pimenta Bueno e Ouro Preto do Oeste acompanharam as atividades desenvolvidas pela secretaria. Na sexta-feira (8), o secretário municipal do Meio Ambiente (Semma) de Cacoal, Edson Vander Lenzi, e servidores Ana Paula da Silva, Josiel Barbosa, Josilene Mirlene e Denise Maringues da Silva, estiveram no município.

Os visitantes acompanharam as atividades desenvolvidas, conheceram o espaço onde são acolhidos os animais e os esforços significativos da divulgação do crime de maus-tratos e garantias de bem-estar animal. Vanda Basso avaliou a pasta como pioneira na região Norte, voltada exclusivamente para o cuidado dos animais.

Fonte: Gabriela Suematsu - CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.